Limpeza doméstica profunda

Como fazer uma boa limpeza profunda na sua casa?

Chegou a hora de realizar uma limpeza profunda na sua casa e não sabe por aonde começar? Ou não tem tempo suficiente para a realizar!

Ora, vamos aqui neste artigo explicar-lhe, passo a passo, como realizar uma limpeza profunda ao seu imóvel de forma organizada e fácil. O primeiro apontamento é o seguinte:

– A minha casa é muito grande, será que devo realizar sozinha toda a limpeza num único dia? 

– Comprei ou aluguei a casa e encontrei-a totalmente suja, será que consigo limpá-la sozinha num só dia ?

Pois, a resposta às duas questões em cima é não! A limpeza profunda ou geral de uma habitação, deve ser planificada e executada em diversos dias, caso, seja apenas uma pessoa a realizá-la. Comece por limpar num dia no máximo duas divisões da casa, de preferência as áreas de maior dificuldade, como a cozinha e a sala de estar, deixando os quartos para o dia seguinte e por último fica a casa de banho, pois será nesse local irá buscar a água, lavar os panos e baldes das limpezas profundas realizadas nas outras divisões.

Limpeza profunda

Por aonde começar a sua limpeza profunda?

Inicie sempre a limpeza de profunda pelo teto, utilize um escadote, um balde com água e detergente, uma esponja de loiça, dois panos de microfibra, luvas, máscara e bata. Comece a lavar o teto da sua cozinha, de uma ponta para a outra, passando pela a iluminação do teto, que deverá limpar com muito cuidado de modo a que não entre água para o circuito elétrico. Após a conclusão da limpeza profunda do teto, passe de seguida para lavagem das paredes, seguindo o mesmo processo utilizado na limpeza profunda do teto, porém, aqui, deverá realizar, em simultâneo a limpeza dos armários de cozinha, externa e internamente, reforçando, caso seja necessário, a limpeza nestas zonas, pelo fato de serem locais que acumulam muita gordura.

Concluindo a limpeza profunda das paredes e armários, passe à limpeza profunda das janelas, estores, vidros e caixilharias. Neste tipo de limpeza profunda, deverá, caso seja possível, retirar as janelas para fora da caixilharia, ficando apenas os estores, depois, com um espaço mais amplo, comece por lavar os estores, de preferência com máquina de vapor, por dentro e por fora, de seguida, lave toda a caixilharia, sendo que as janelas, deverá as levar para a banheira da sua casa de banho e lavá-las com detergente e bastante água. Seque as janelas com panos de microfibra e por fim, limpe os vidros com produto de limpa vidros e papel de rolo de cozinha, que ficarão a brilhar!   

Dê continuidade ao serviço, passando de seguida à limpeza profunda dos eletrodomésticos, tais como, o forno, placa, frigorífico, máquina de lavar louça, de lavar roupa, micro-ondas, máquina de café, exaustor, etc., utilize também aqui a máquina de vapor, caso disponha e não se esqueça de afastar todas as máquinas para limpar por detrás das mesmas. Por último, realize a limpeza profunda de todo o piso da cozinha, com água morna e detergente. Deverá seguir esta planificação de trabalho em todas as divisões do seu imóvel!

Como manter a sua casa limpa após a limpeza profunda?

Após concluir a limpeza profunda da sua casa, o importante é mantê-la sempre nesse estado, sem que precise de realizar um enorme esforço novamente! 

Para isso, deverá criar um plano de limpeza semanal, em que cada dia execute a limpeza de uma zona da casa, não deixando que a mesma acumule muita sujidade novamente, o que tornará bem mais fácil a respetiva manutenção! 

Partilhe este artigo

Limpeza doméstica só a 7€/h!

Limpeza doméstica só a 7€/h!